Governador da Bahia afirma que eleitores de Bolsonaro devem ir 'para a vala'
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), disse que os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deveriam ser levados para "a vala".
A declaração foi feita na sexta-feira (2), durante um discurso na cidade de América Dourada, a cerca de 420 km de Salvador. Na ocasião, o político falava para uma plateia formada por apoiadores, deputados federais e prefeitos de municípios da região.
Ele lembrava o cenário da pandemia de Covid-19, que provocou a morte de milhares de pessoas. O então presidente Jair Bolsonaro imitou pacientes que sofriam com falta de ar durante duas transmissões ao vivo em 2021.
"Tivemos um presidente que sorria daqueles que estavam na pandemia sentindo falta de ar. Ele vai pagar essa conta dele e quem votou nele podia pagar também a conta. Fazia no pacote. Bota uma 'enchedeira'. Sabe o que é uma 'enchedeira'? Uma retroescavadeira. Bota e leva tudo para vala", afirmou.
Com a repercussão do momento, o ex-presidente repudiou a atitude do petista em mensagem compartilhada nas redes sociais. "Um discurso carregado de ódio, que em qualquer cenário civilizado deveria gerar repúdio imediato e ações institucionais firmes", apontou Bolsonaro.
Quem também criticou a declaração foi o deputado estadual da Bahia, Diego Castro (PL), que afirmou ter apresentado uma denúncia formal ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra Jerônimo Rodrigues. Para o parlamentar, a fala "ultrapassa os limites do discurso político e representa uma ameaça à integridade física de opositores".